Coluna Espaço Aberto
Justiça dá o primeiro passo e faz o que é óbvio contra os supostos “patriotas”
Confira as notas do dia.
AÇÃO
No sábado, a Polícia Federal e o Ministério Público fizeram o que iria acontecer mais cedo ou mais tarde. Com certeza é apenas a largada de várias ações que ainda deverão ocorrer contra a baderna e o impedimento das pessoas de ir e vir.
INTERIOR
Em Colorado do Oeste, distante 750 km de Porto Velho, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão para desarticular uma organização criminosa.
PARCERIA
Chama de Eleutéria, a operação teve investigações do MP e da PF , tendo como alvo empresários, produtores rurais e um policial militar da reserva. O grupo teria se unido para a prática de crimes contra a liberdade pessoal e contra as relações de consumo, entre outros.
DEPOIS DA ELEIÇÃO
As investigações tiveram início em novembro, após serem ouvidos diversos comerciantes, caminhoneiros e autônomos que foram constrangidos pelos líderes da manifestação realizada na cidade de Colorado do Oeste por grupo de pessoas inconformadas com o resultado da eleição nacional.
CRIMES
Foram identificados constrangimentos ilegais, coação no curso do processo contra servidores públicos, pessoas impedidas de trafegar (ir e vir) ou obrigadas a aderir ao movimento.
INTIMIDAÇÃO
Além disso, foram relatadas diversas situações de pessoas obrigadas a fechar o comércio como forma de apoio à manifestação e pessoas que não puderam abastecer seus veículos livremente, pois o grupo impediu a passagem de caminhões tanques na cidade, assim como chegou a limitar a quantidade de combustível a ser abastecido por pessoa.
COAÇÃO
Durante a investigação, foi constatado que comerciantes foram obrigados a demonstrar apoio à manifestação. Também se evidenciou que pessoas tiveram seus caminhões retidos na manifestação, em alguns casos, por vários dias.
AMEAÇA
Várias pessoas teriam sido alertadas a não voltar mais na rodovia sentido Vilhena, pois seriam impedidos de passar se não aderissem ao movimento.
AMEAÇA 2
Também teria ocorrido coação a servidor público que foi ao local da manifestação a fim de averiguar violação de direito ou irregularidades eventualmente praticadas.
MORADORES
Além disso, a população local foi cerceada do acesso a bens de consumo essenciais, tais como alimentos, água, combustível e botijão de gás, estudantes tiveram prejudicado o seu acesso às escolas.
REGRA
A associação criminosa foi além e determinou na cidade como seriam distribuídos o combustível, estabelecendo horário e quantidade a ser fornecida a cada cidadão.
JUSTIÇA
Ao todo, o Juíz Criminal de Colorado do Oeste/RO, além dos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, determinou medidas cautelares, como a suspensão do direito ao porte e a posse de arma de fogo, bem como três medidas de monitoramento eletrônico.
CAC
Com isso, alguns dos envolvidos que possuíam licença de CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) tiveram sua autorização suspensa e o respectivo armamento e munições foram recolhidos.
BALANÇO
Participaram da Operação cerca de 50 Policiais Federais, que apreenderam 09 armas e mais de 300 munições de diferentes calibres, bem como 06 aparelhos telefônicos.
SUSTENTAÇÃO
Todo o material apreendido será analisado pela Polícia Federal, que pretende identificar outros envolvidos, principalmente possíveis financiadores do grupo criminoso.
ENQUADRAMENTO
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, constrangimento ilegal, coação no curso do processo, crimes contra a relação de consumo e contra a atuação do Ministério Público, entre outros, cujas penas somadas podem chegar a 16 anos de prisão.
ELEUTÉRIA
O nome da operação faz alusão à deusa grega da Liberdade e se refere ao clamor popular de comerciantes, motoristas, empresários e cidadãos do município que procuraram as autoridades para garantir liberdade de trabalhar, direito de ir e vir, de comprar, de vender e de negociar sem serem coagidos ou ameaçados por pessoa ou grupo.
INÉRCIA
A OAB acordou e suspendeu, de forma cautelar, o advogado e membro do Conselho Seccional apontado como estelionatário. A medida foi ratificada pelo Conselho Seccional da OAB-RO. Com a suspensão, o advogado fica impedido de advogar, afastado do Conselho e também privado de suas prerrogativas profissionais.
PUBLICIDADE
A OAB-RO soube das condutas atribuídas ao advogado por notícias divulgadas na imprensa e, posteriormente, também recebeu uma representação apresentando provas documentais que conferem indícios concretos da prática de atos incompatíveis com a dignidade e o decoro da Advocacia.
MERECIMENTO
A Argentina conquistou a Copa do Mundo do Qatar vencendo nos penaltis o time da França. Os argentinos agora são tri-campeões mundiais e com muita justiça. Ambas as equipes fizeram por merecer a disputa final.
SIMPLICIDADE
Tanto Argentina quanto França mostraram futebol coletivo, de garra, obediência tática e sem soberba. Messi e Mbape, estrelas consagradas no futebol mundial, usaram seu talento para jogar pelo grupo e sem firula.
PONTUAIS
Olhando ambos jogarem fica a lição de simplicidade e empenho em prol do bom futebol que é o que todo amante do esporte gosta. Tomara que o espetáculo mostrado ao mundo por argentinos e franceses venha servir de reflexão para os jogadores brasileiros e CBF, não só sobre habilidade dentro das 4 linhas, mas também sobre caráter e humildade fora dela.
COMENTÁRIOS