Montezuma Cruz
Mostra de humor e lançamento do livro 'Território dourado', de Montezuma Cruz
De 22 a 31 de agosto, o Café da Tarde (com bolo) será um bom momento para as pessoas conhecerem as novidades das artes regionais.
Uma riqueza em desenhos e surpreendentes recordações dos garimpos de ouro e cassiterita em Rondônia estão na programação deste final de mês na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
De 22 a 31 de agosto, o Café da Tarde (com bolo) será um bom momento para as pessoas conhecerem as novidades das artes regionais.
A programação está recheada de bons eventos, informa a administradora Clarice Benvinda Lopez Pereira.
Segundo ela informou, na tarde de quinta-feira, 22, a Galeria Afonso Ligório abre suas portas para os artistas e cartunistas Edson Andrade, Franciney Vasconcelos, Mr. Alex, Kelly Cristine e Zoghbi. Eles promovem a 1ª Mostra de Desenhos e Humor de 2024, apresentando 50 obras em tamanho natural e com ampliações.
Os artistas desse grupo utilizam acrílico sobre tela, guache e nanquim em seus trabalhos.
O Zohgbi (à esquerda) e outros artistas locais abrem na 5ª feira a 1ª Mostra de Desenho e Humor de 2024, na Galeria Afonso Ligório .
“Faremos caricaturas ao vivo, em preto e branco”, anunciou Zoghbi, notável por seus personagens, entre os quais o ratinho Ka1.
O humor em cartuns (charges) está presente nas páginas dos jornais porto-velhenses, especialmente nos extintos “Alto Madeira” e “Estadão do Norte.”
“Território dourado”
Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos garimpos de ouro do Rio Madeira, Jaru e Colorado do Oeste entre o final dos anos 1970 e a metade da década de 1980.
“Procurei escrever um livro-reportagem não muito sisudo, porém, desnudando uma realidade que trata com amor esses apaixonados profissionais e os comerciantes que lhes forneciam meios para trabalhar nos grotões e nas águas do imenso rio”, comenta Montezuma.
O autor expõe a ascensão e queda da zona boêmia de Porto Velho; a ganância de grupos bilionários que aqui chegaram; e o contrabando do metal, até pelo antigo Aeroporto Belmonte. Também aborda o analfabetismo, doenças venéreas, drogas, mortalidade materna e cinema no garimpo.
COMENTÁRIOS