1ª Mostra de Painéis Workflow destaca projetos na saúde de Rondônia
Realizada no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), a 1ª Mostra de Painéis Workflow foi uma oportunidade para os profissionais da saúde evidenciarem as iniciativas que mais impactaram as políticas públicas no estado. O evento, ocorrido em 13 de novembro, em Porto Velho, reuniu especialistas e gestores do setor, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras que têm transformado a realidade da saúde pública em Rondônia, com foco em projetos voltados para melhoria da qualidade de vida da população e redução dos índices de morbimortalidade.
Com 34 exposições, a mostra classificou os melhores projetos conforme a transparência e a eficiência na gestão da saúde estadual. As apresentações destacaram processos e soluções inovadoras adotadas nos últimos anos, com ênfase em práticas que aprimoram o atendimento e a administração da saúde no estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o empenho do estado em promover políticas públicas eficazes. “A implementação de novas tecnologias que potencializam a assistência à saúde são investimentos permanentes da gestão. A Mostra de Painéis Workflow demonstra que estamos no caminho certo, com resultados visíveis e positivos para a população”, salientou.
ASSISTÊNCIA E SEGURANÇA
O 1º colocado da Mostra de Painéis Workflow trouxe a apresentação Inovações Tecnológicas no Hospital Regional de Cacoal (HRC), liderada pela equipe da instituição de saúde. O projeto implementou o uso de tecnologias avançadas para otimizar o atendimento e garantir maior segurança aos pacientes. Uma das principais inovações foi a introdução de sistemas como o QR Code, que permite que os profissionais de saúde acessem rapidamente os protocolos de atendimento, facilita a consulta e garante que as diretrizes sejam seguidas de forma ágil e precisa.
Elizete Silva, gerente de enfermagem do HRC, destacou a importância da implementação. “A utilização dessas tecnologias transforma a forma como trabalhamos, permitindo que os profissionais da saúde acessem informações em tempo real, o que melhora a eficiência do atendimento e a segurança do paciente.”
O diretor-adjunto do HRC, Jonathan Josias Cosmo de Souza, também evidenciou os benefícios da transformação tecnológica no hospital. “O uso de tecnologias favorece a prevenção de erros e melhora a qualidade do atendimento. Com isso, conseguimos um cuidado mais eficiente e seguro para os pacientes.”
FISSURA LABIOPALATINA
Em 2º lugar ficou o projeto Acompanhamento Multiprofissional Especializado a Crianças e Adultos com Fissura Labiopalatina, uma iniciativa para o atendimento especializado a pessoas com essa condição. O projeto oferece acompanhamento multidisciplinar, abrangendo desde o diagnóstico até o tratamento cirúrgico e pós-operatório, e busca promover a inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em Rondônia.
Felipe Azevedo Leão, que apresentou o painel, destacou a importância da colaboração entre os profissionais para o sucesso do projeto. “Esse trabalho coletivo tem sido fundamental para proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes com fissura labiopalatina. A integração das especialidades e a humanização no atendimento são essenciais para garantir a inclusão e a reabilitação dos nossos pacientes.”
REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
O Centro Regional de Atenção Materno Infantil (Creami) conquistou o 3º lugar na 1ª Mostra de Painéis Workflow, destacando-se por sua contribuição significativa na redução da mortalidade materna em Rondônia. Com atendimento especializado para gestantes e crianças de alto risco, o projeto utiliza uma abordagem multiprofissional e humanizada, promovendo gestações mais seguras e redução nos óbitos maternos.
A coordenadora da Atenção Materno-Infantil, Wanessa Carvalho Prado Ida, destacou a importância do trabalho em equipe e da qualificação contínua dos profissionais envolvidos. “O Creami tem sido um modelo de cuidado com uma abordagem especializada e humanizada, que visa garantir uma gestação segura e com o mínimo de complicações”, afirmou. O sucesso do programa demonstra que é possível reduzir a mortalidade materna por meio de políticas públicas bem estruturadas e de uma gestão integrada entre as secretarias de saúde estaduais e municipais.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destacou o papel fundamental das iniciativas para o fortalecimento da saúde pública no estado. “Os projetos refletem o esforço conjunto da equipe de saúde e da gestão pública para promover um atendimento mais qualificado, humano e acessível à população de Rondônia. Estamos empenhados com a melhoria da saúde no estado e as inovações apresentadas hoje são um exemplo claro do caminho que estamos trilhando.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post 1ª Mostra de Painéis Workflow destaca projetos na saúde de Rondônia apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.
COMENTÁRIOS