Seja bem-vindo
Porto Velho,23/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Servidores que atuam na gestão de pessoas são capacitados em Análise da Certidão de Frequência Estadual

rondonia.ro.gov.br
Servidores que atuam na gestão de pessoas são capacitados em Análise da Certidão de Frequência Estadual
Publicidade

Capacitação online sobre Análise da Certidão de Frequência Estadual acontece nesta sexta-feira



A Certidão de Frequência é um documento fundamental no setor público, utilizado para comprovar a assiduidade dos servidores em suas funções. Pensando nisso, a Escola de Governo, juntamente com o Núcleo de Capacitação e Treinamento (NCT) vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), capacitou servidores na sexta-feira (22). O curso online sobre Análise da Certidão de Frequência Estadual aconteceu com o objetivo de atender às equipes de gestão de pessoas para orientar sobre as demandas governamentais.


Publicidade
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o controle de frequência desempenha um papel fundamental na Administração Pública, pois serve como ferramenta estratégica para o gerenciamento de servidores.



A instrutora, Clarissa Morais Costa Fernandes, subcoordenadora de Gestão de Pessoas da Sesau, disse que, a análise das ocorrências registradas, como faltas, atrasos, licenças e afastamentos, é essencial para garantir direitos trabalhistas como férias, progressões e aposentadorias, mas também para assegurar o cumprimento de deveres, como a pontualidade. “O documento é frequentemente anexado a processos administrativos, servindo como evidência de regularidade ou justificativa de penalidades, e reforça a transparência e conformidade com as normas legais.” 


Os principais temas discutidos na capacitação são:



  • O que é uma frequência;

  • A importância da frequência no controle de dados e gerenciamento de servidores na administração pública;

  • Legislações;

  • Folha de pagamento e frequência; 

  • Análise de frequência e ocorrências dentro da Certidão de Frequência.


Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Débora Cristina, a partir dos registros, gestores podem monitorar a assiduidade, identificar padrões de ausência, alocar recursos humanos de forma mais eficiente e assegurar o cumprimento das normas trabalhistas. “Além disso, a frequência é essencial para transparência e prestação de contas, sendo um elemento central em auditorias e análises que impactam diretamente na eficiência dos serviços prestados à população”, evidenciou.



ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


O post Servidores que atuam na gestão de pessoas são capacitados em Análise da Certidão de Frequência Estadual apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.