Comissão intersetorial debate direitos e políticas públicas para trabalhadores da saúde
A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) realizou na sexta-feira (29), no município de Ji-Paraná, um workshop para discutir e executar dinâmicas envolvendo temas como os direitos dos profissionais da saúde, a função das instituições como o Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância em Saúde, além de abordar políticas públicas externas à valorização e proteção desses trabalhadores.
A diretora executiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enfatizou sobre a importância do workshop. “Eles permitem que trabalhadores da área da saúde compartilhem experiências e proponham melhorias nas políticas públicas, fortalecendo a proteção e valorização do ambiente de trabalho.”
ATIVIDADES
Durante o evento, foram realizadas palestras com especialistas, seguidas de uma dinâmica em que os conselheiros municipais se dividiram em grupos para elaborar duas ações a serem incorporadas ao plano de saúde do trabalhador da CISTT. Os temas foram previamente selecionados, e cada grupo teve 30 minutos para apresentar suas propostas. Em seguida, as ações foram debatidas e validadas por outros grupos, promovendo uma troca de ideias e a construção coletiva de estratégias.
O coordenador-geral da CISTT e Conselheiro de saúde, Raimundo Nonato, evidenciou que, o objetivo do evento foi fortalecer a Política nacional de saúde do Trabalhador. “A intenção é que seja implementada nos grupos de saúde do trabalhador, medidas preventivas e as contra os agravos de doenças em profissionais no ambiente de trabalho.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Comissão intersetorial debate direitos e políticas públicas para trabalhadores da saúde apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.
COMENTÁRIOS