Seja bem-vindo
Porto Velho,05/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Sílvia Cristina pede regulamentação da lei que garante universalização no tratamento do câncer

Durante audiência na Comissão Especial de Combate ao Câncer, deputada pediu urgência na regulamentação


Sílvia Cristina pede regulamentação da lei que garante universalização no tratamento do câncer Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Ao participar de audiência da Comissão Especial de Combate ao Câncer, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (04), a deputada federal Sílvia Cristina defendeu que o Ministério da Saúde regulamente a lei 14.758, que estabelece a política nacional de prevenção e controle do câncer no âmbito do SUS, além do programa nacional de navegação da pessoa com diagnóstico de câncer.

“O nosso pedido é que seja regulamentada essa lei que garante a universalização da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento, para que seja estabelecido um protocolo igual em Rondônia ou em São Paulo, ou qualquer outro lugar”, disse a deputada.

Sílvia Cristina acrescentou que “nós estamos falando de seres humanos. Quando nós pegamos dados que mostram que são diagnosticados 1.929 novos casos de câncer diariamente no Brasil, é de assustar. É mais assustador ainda dizer que, diariamente, 656 pessoas morrem em decorrência da doença. Uma pessoa a cada dois minutos”.

Para a parlamentar, a regulamentação da lei é uma ferramenta importante para o enfretamento da doença. “Mas, o câncer tem cura e todas essas ações que nós estamos fazendo, especialmente aqui nesta Casa, é para levar a cura às pessoas. Eu sempre falo que aceito reunião e audiência, mas não pode ficar apenas no papel, na conversa. É preciso ter ações concretas, temos que dar respostas”.

Ela ainda ressaltou que é possível oferecer saúde pública de qualidade, utilizando como exemplo o Centro de Reabilitação Dream da Amazônia, que graças ao seu esforço como parlamentar, destinando recursos para obras, equipamentos e custeio, está em pleno funcionamento, em Porto Velho, atendendo pacientes de todo o Estado.

“Se eu digo para vocês que Rondônia tem o mais avançado Centro de Reabilitação da América Latina. É para mostrar que é possível fazer saúde pública de qualidade e eu acredito nisso e utilizo meu mandato para tornar realidade essa premissa de fazer saúde pública com qualidade”, finalizou. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.