Justiça Eleitoral de SP torna Pablo Marçal inelegível por 8 anos

247 – A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou nesta sexta-feira (21) o ex-coach e ex-candidato à Prefeitura da capital paulista, Pablo Marçal (PRTB), por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2024. A decisão, proferida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, torna Marçal inelegível por oito anos, até 2032. Cabe recurso.
Zorz analisou ações ajuizadas pela coligação encabeçada pelo PSOL e pelo PSB.
Durante a campanha eleitoral, Marçal afirmou que gravaria vídeos de apoio para candidatos a vereador que realizassem doações via PIX no valor de R$ 5 mil para campanha dele. Na época, uma gravação divulgada pelo ex-coach mostrava a oferta.
“Você conhece alguém que quer ser vereador e é candidato? Que não seja de esquerda, tá? Esquerda não precisa avisar. Se essa pessoa é do bem e quer um vídeo meu para ajudar a impulsionar a campanha dela, você vai mandar esse vídeo e falar 'olha aqui a oportunidade'. Essa pessoa vai mandar um PIX pra minha campanha, de doação, um PIX de R$ 5 mil”, diz o vídeo.
Segundo o jornal O Globo, o coordenador jurídico da campanha do empresário, Paulo Hamilton Siqueira Junior, pretende recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para reverter a inelegibilidade.
COMENTÁRIOS