SEGURANÇA: Rondônia registra queda de 21,6% em roubos de celulares
Governo federal amplia Celular Seguro com alertas por WhatsApp com a intenção é ampliar a recuperação de aparelhos roubados e furtados e enfraquecer o mercado ilegal de celulares

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 indica que os roubos e furtos de celulares é uma porta de entrada para o crime organizado no universo digital, contribuindo significativamente para o aumento da sensação de medo e insegurança da população. O Governo Federal deu início a uma nova fase do Programa Celular Seguro, visando expandir a recuperação de aparelhos e reduzir o comércio ilegal. As mensagens automáticas do WhatsApp são enviadas para celulares que foram registrados como roubados, furtados ou perdidos e que tiveram o chip alterado posteriormente.
A meta do governo federal é desmantelar os mecanismos que lucram com o roubo, furto e venda de aparelhos celulares, sem penalizar o consumidor honesto. A estratégia principal é direcionada a redes de recepção e venda, que se valem do comércio informal para transacionar dispositivos roubados. "O foco está em quem ganha dinheiro com o crime, não no indivíduo comum que adquiriu sem ter conhecimento." O propósito é devolver o dispositivo à vítima e combater o mercado ilegal que financia outras atividades ilícitas, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Média nacional
De acordo com o Anuário, o número de roubos de celulares no Brasil diminuiu 10,1% em relação a 2022. Em 2023, foram contabilizados 442,9 mil furtos em comparação com 492,9 mil no ano anterior. A diminuição foi observada em 21 das 27 unidades federativas. No que se refere a roubos, observou-se estabilidade: 490 mil em 2022 e 494 mil em 2023. No entanto, 12 estados apresentaram uma redução.
Rondônia reduziu
Rondônia é um dos estados da Federação onde se notou uma diminuição significativa na ocorrência de roubos. Em 2022, houve uma redução de 21,6% nesse tipo de incidente no estado, com 618,3 casos para cada 100 mil habitantes registrados, comparados com 484,6 em 2023. No que diz respeito ao número de roubos, observou-se uma redução de 10,9%, com 428,7 ocorrências por 100 mil pessoas em 2022 e 382,1 em 2023.
Como funciona o novo sistema de alertas:
Sempre que um chip novo for inserido em um celular cadastrado como roubado, furtado ou perdido no sistema, o aparelho recebe mensagem de alerta via WhatsApp dos números verificados do MJSP: (61) 2025-3000 ou (61) 2025-3003.
A pessoa que estiver com o celular será orientada a:
Acessar o site: www.gov.br/celularseguro
Comparecer a uma delegacia de polícia, com a nota fiscal ou documento que comprove que é o proprietário legal do aparelho
Caso não consiga comprovar a origem, deverá devolver o aparelho
COMENTÁRIOS